
Quem tem um negócio sabe que uma boa promoção pode ser uma ferramenta poderosa para atrair clientes e aumentar as vendas. Em primeiro lugar, ela chama a atenção e pode ser o empurrãozinho que faltava para alguém experimentar seu produto ou serviço. Contudo, se não for bem planejada, uma promoção pode acabar se tornando uma grande dor de cabeça, trazendo prejuízo em vez de lucro. Portanto, antes de sair colando cartazes de “oferta”, é fundamental dar um passo para trás e pensar estrategicamente.
Qual é a Sua Missão? O Objetivo por Trás da Oferta
Antes de mais nada, você precisa se fazer uma pergunta muito simples, mas que é a base de tudo: por que estou fazendo esta promoção? A resposta para essa pergunta será o seu guia. Você quer, por exemplo, queimar um estoque que está parado? Ou talvez o seu objetivo seja atrair novos clientes que ainda não conhecem a sua marca? Quem sabe você queira apenas aumentar o movimento em um período de baixo faturamento. Em outras palavras, sem um objetivo claro, você não terá como medir se a sua ação deu certo ou não. Consequentemente, a promoção pode se tornar um tiro no escuro.
O Planejamento: A Receita para o Sucesso
Uma vez que você já sabe aonde quer chegar, é hora de planejar o caminho. De fato, esta é a etapa mais importante, pois é aqui que você define as regras do jogo e evita surpresas desagradáveis. Um bom planejamento, em suma, é o que separa uma promoção de sucesso de um verdadeiro fracasso. Para te ajudar a não esquecer de nada, preparamos uma lista com os passos essenciais:
- Defina o seu público: Para quem é esta promoção? Saber com quem você está falando ajuda a criar uma oferta muito mais atraente e a divulgá-la nos lugares certos.
- Escolha o tipo de oferta: Será um desconto percentual, um “pague 1, leve 2”, um brinde exclusivo ou frete grátis? Cada tipo de promoção atrai um perfil de cliente e serve a um objetivo diferente.
- Estabeleça um prazo claro: Promoções precisam ter data para começar e para terminar. Isso cria um senso de urgência que incentiva o cliente a agir logo para não perder a oportunidade.
- Calcule todos os custos: Não se esqueça de colocar na ponta do lápis o quanto essa promoção vai custar. Além do desconto em si, pense nos custos de divulgação e na sua margem de lucro para não acabar pagando para trabalhar.
- Prepare a sua equipe: Por fim, certifique-se de que todos os seus funcionários saibam exatamente como a promoção funciona. Uma equipe bem informada evita confusão e garante um bom atendimento ao cliente.
A Divulgação: Faça a Sua Mensagem Chegar
De nada adianta criar a promoção perfeita se ninguém ficar sabendo dela. Assim, a divulgação é uma peça-chave. Use os canais onde o seu público está. Se os seus clientes usam muito as redes sociais, por exemplo, invista em posts criativos. Se o seu negócio é mais local, talvez um carro de som ou panfletos no bairro funcionem melhor. Acima de tudo, a sua comunicação precisa ser clara e honesta, explicando as regras da promoção de forma simples para não gerar frustração. Finalmente, ao seguir esses passos, você aumenta muito as chances de a sua promoção ser um verdadeiro sucesso, trazendo bons resultados e fortalecendo a sua marca.